Como Espelhar IPTV No Chromecast? Experimente Agora E Aproveite Ao Máximo!

espelhar iptv no Chromecast

Explicando de maneira descomplicada e fácil de entender, a acelerada evolução da popularidade da tecnologia IPTV, está influenciando incontáveis pessoas a buscarem outras alternativas de assistir aos seus conteúdos áudiovisuais favoritos, não apenas em telefones celulares ou em computadores, mas também numa grande tela de televisão SmartTV.

Antes de falarmos sobre os métodos aplicáveis de espelhamento no Chromecast, vamos explicar rapidamente o que é IPTV e Chromecast!

O IPTV, nada mais é, que um sistema de transmissão de entretenimento televisivo digital, através da utilização de uma simples e estável conexão à internet, entregando maior flexibilidade e uma amplo acesso a uma vasta quantidade de categoria de canais e outros conteúdo sob demanda, por intermédio de aplicativos Players compatíveis com os serviços e adaptáveis aos dispositivos.

Em relação ao Chromecast, é apenas um pequeno dispositivo desenvolvido pelo Google, que se conecta à uma porta HDMI da sua televisão. Esse aparelho transmite espelhar o conteúdo de variados aplicativos e sites, a partir de um smartphone, tablete ou computador, diretamente para sua TV, usando a sua rede dosmética do wi-fi.

Afinal de contas, porque espelhar IPTV no Chromecast? Não tem mistério e a resposta é bem simples!

Espelhar seu IPTV no Chromecast, você acessa valiosas vantagens e entre elas, podemos mencionar os seguintes benefícios:

Em primeiro lugar, você tem a possibilidade de viver uma experiência única, assistindo aos seus canais prediletos em uma tela maior é muito mais imersiva e confortável do que em um dispositivo móvel ou computador.

Em segundo lugar, o Chromecast é considerado um dispositivo relativamente barato, tornando a visualização de IPTV na TV acessível para a maioria das pessoas.

Em terceiro lugar, você tem controle total pelo seu telefone celular ou pelo seu tablete. Isso quer dizer, que você utiliza seu dispositivo móvel como controle remoto, facilitando a navegação e a seleção de canais.

Agora, vejamos juntos alguns métodos práticos para você aprender como espelhar IPTV no Chromecast e aproveitar ao máximo de uma ótima programação televisiva de alta performance.

O primeiro método é transmitir diretamente de um aplicativo IPTV compatível. Sem rastro de dúvidas, esse é o método mais recomendável, pois oferece a melhor qualidade de vídeo e uma navegação mais fluida.

Lembrando, que muitos aplicativos populares de IPTV possuem suporte nativo ao Chromecast.

No que se refere ao segundo método, trata-e de espelhar a tela do seu dispositivo. Ou seja, se o seu aplicativo de IPTV não possuir suporte nativo ao Chromecast, você pode espelhar a tela do seu smartphone ou tablet para sua televisão.

Agora, que significa transmitir diretamente de uma aplicativo IPTV compatível?

De modo geral, esse método depende do APP de IPTV que você utiliza. Aliás, muitos dos aplicativos mais conhecidos no mercado já vêm com a funcionalidade de transmissão integrada.

O funcionamento é super fácil! O aplicativo IPTV age como um “remetente” do conteúdo, enviando o stream de vídeo diretamente para o Chromecast (o “receptor”). Ou seja, o seu smartphone ou tablet atua como um controle remoto, permitindo que você selecione canais, pause, reproduza, etc., mas o processamento e a reprodução do vídeo ocorrem no Chromecast.

De um ponto de vista técnico, você encontra abaixo um pequeno passo-à-passo, explicando todo o processo de espelhamento IPTV com o Chromecast!

Passo 1: Conecte o Chromecast à porta HDMI da sua TV e à energia. Siga as instruções na tela para configurá-lo usando o aplicativo Google Home no seu smartphone ou tablet.

Passo 2: Certifique-se de que o Chromecast e o seu dispositivo móvel estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Passo 3: Inicie o aplicativo de IPTV no seu smartphone ou tablet.

Passo 4: Dentro do aplicativo, geralmente na parte superior da tela durante a reprodução de um canal ou conteúdo, você encontrará o ícone de transmissão (que se parece com uma tela com o símbolo do Wi-Fi no canto inferior esquerdo).

Passo 5: Ao tocar no ícone, uma lista de dispositivos Chromecast disponíveis na sua rede Wi-Fi será exibida.

Passo 6: Escolha o Chromecast para o qual você deseja transmitir o conteúdo.

Passo 7: O conteúdo do IPTV deverá começar a ser reproduzido na sua TV através do Chromecast. Você pode usar o aplicativo no seu dispositivo móvel para controlar a reprodução.

Indo um pouco mais adiante, veja os aplicativos mais compatíveis com o suporte Chromecast:

  • IPTV Smarters Pro
  • IBO Player Pro
  • Tivimate (geralmente via recursos de Android TV, mas verifique a compatibilidade com Chromecast específico se não for Android TV)
  • Outros players de IPTV que mencionem suporte a “casting” ou Chromecast.


No que consiste as explicações sobre o segundo método sobre espelhar a tela do seu dispositivo (Android ou iOS), vejamos como funciona o procedimento do funcionamento e afins.

Entenda o seguinte! Se o seu aplicativo de IPTV não oferecer suporte nativo ao Chromecast, você pode espelhar a tela inteira do seu smartphone ou tablet para a TV e tudo o que aparece na tela do seu dispositivo móvel será exibido na sua TV.

De maneira geral, o funcionamento é bem prático. O seu dispositivo móvel processa e reproduz o vídeo, e a imagem exibida na tela é enviada em tempo real para o Chromecast, que a exibe na TV.

A seguir, você encontra as etapas para Android!

  • Conecte o Chromecast e verifique se ele está na mesma rede Wi-Fi do seu dispositivo Android.
  • Instale e abra o aplicativo Google Home no seu dispositivo Android, caso ainda não o tenha.
  • No aplicativo Google Home, encontre o seu dispositivo Chromecast na lista.
  • Toque em “Transmitir tela” ou “Espelhar meu ecrã”: Esta opção pode variar ligeiramente dependendo da versão do Android e do aplicativo Google Home.
  • Uma mensagem de confirmação aparecerá. Toque em “Transmitir tela” novamente para iniciar o espelhamento.
  • Abra o aplicativo de IPTV no seu dispositivo Android e reproduza o conteúdo que deseja ver na TV. A tela do seu dispositivo, incluindo o vídeo do IPTV, será espelhada na televisão.
  • Para parar de espelhar: Volte ao aplicativo Google Home, selecione o Chromecast e toque em “Parar espelhamento”.

Abaixo, você encontra as etapas para iOS (iPhone e iPad)!

O espelhamento de tela direto do iOS para o Chromecast não é um recurso nativo como no Android. Sendo assim, você precisará usar aplicativos de terceiros que facilitam essa função.

  • Conecte o Chromecast e verifique se ele está na mesma rede Wi-Fi do seu dispositivo iOS.
  • Na App Store, procure por aplicativos de espelhamento de tela para Chromecast.
  • TV Cast for Chromecast (verifique a funcionalidade de espelhamento)
  • Siga as instruções do aplicativo de terceiros para conectar-se ao seu Chromecast.
  • Geralmente, haverá uma opção clara para iniciar o espelhamento da tela.
  • Abra o aplicativo de IPTV no seu iPhone ou iPad e reproduza o conteúdo desejado.
  • Para parar de espelhar: Utilize a opção dentro do aplicativo de espelhamento para interromper a transmissão.

Considerações importantes sobre o espelhamento de tela:

  • A qualidade do vídeo pode não ser tão boa quanto a transmissão direta, pois depende da qualidade da conexão Wi-Fi e do desempenho do seu dispositivo móvel.
  • O espelhamento de tela consome mais bateria do seu dispositivo móvel.
  • As notificações que aparecerem no seu dispositivo móvel também serão exibidas na TV durante o espelhamento.

Conclusão

Assistir IPTV em qualquer SmartTV usando um aparelho Chromecast, é uma excelente alternativa para aproveitar seus programas favoritos em uma tela maior e com muito mais comodidade e conforme já dissemos no início do artigo, vamos examinar algumas vantagens significativas de espelhar IPTV no Chromecast!

A primeira vantagem do espelhamento IPTV no Chromecast, é viver uma fantástica esperiência de visualização em uma tela de televisão com tamanho superior. Sem rastro de dúvidas, isso permite desfrutar de seus canais, filmes, séries e eventos esportivos com muito mais detalhes, cores vibrantes e uma sensação de imersão que simplesmente não é possível em telas menores.

A segunda vantagem está associada ao conforto e a ergonomia. Em outras palavras, ao transmitir suas programações prediletas para a TV via Chromecast, você pode relaxar no sofá, em uma poltrona confortável ou até mesmo na cama, controlando tudo a partir do seu dispositivo móvel sem a necessidade de manter uma postura desconfortável.

A terceira vantagem é o compartilhamento social, seja assistindo a um jogo de futebol com amigos, a um filme em família ou a um programa de TV popular, a tela pequena limita o número de pessoas que podem assistir confortavelmente ao mesmo tempo.

Desse modo, espelhar IPTV no Chromecast garente que todos na sala desfrutem do conteúdo na tela grande, promovendo a interação e tornando o momento mais agradável para todos.

A quarta vantagem é a alta qualidade de resolução de vídeos e efeitos sonoros. Isso quer dizer, que enquanto a qualidade final depende muito da fonte do IPTV e da sua conexão de internet, transmitir para a TV via Chromecast frequentemente aproveita os recursos superiores de áudio e vídeo da sua televisão e sistema de som (se houver).

As TVs modernas possuem processamento de imagem avançado e alto-falantes mais potentes ou são conectadas a soundbars/home theaters, proporcionando uma experiência audiovisual muito mais rica do que a oferecida pelos alto-falantes e telas embutidos de dispositivos móveis.

A quinta vantagem é o excelente custo benefício e para quem já possui uma TV com entrada HDMI que não é “smart” ou cujo sistema smart é limitado, o Chromecast é uma solução de baixo custo para adicionar funcionalidades de streaming, incluindo a possibilidade de assistir IPTV na tela grande.

É uma ótima alternativa muito mais barata do que comprar uma nova Smart TV ou um box Android TV dedicado (embora estes últimos possam oferecer outras funcionalidades).

Moral da história, espelhar IPTV no Chromecast melhora a experiência de visualização, trazendo o conteúdo para a tela grande da TV com mais conforto, permitindo o compartilhamento com outras pessoas e, em muitos casos, melhorando a qualidade audiovisual.

Compartilhe este post: